segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Picasso 130 anos.

Madri - Após pintar seu primeiro quadro com sete anos, o espanhol Pablo Picasso, que na próxima terça-feira completaria 130 anos, não abandonou mais os pincéis e se tornou um dos gênios do século XX.
Pintor, escultor, desenhista, ceramista, gravador... Picasso é o artista espanhol mais influente do século passado e um dos grandes gênios da história da arte.
 
Mestre da Modernidade, revolucionou e marcou um novo rumo da história artística quando pintou em 1907 'As Meninas de Avignon', marco e ponto de referência para o desenvolvimento das vanguardas artísticas posteriores.

O espanhol introduziu na arte novas concepções revolucionárias que originaram o cubismo, movimento criado por ele junto com George Braque.
Nascido em Málaga em 1881, a família se mudou para La Coruña e depois para Barcelona, onde se formou em um estilo acadêmico, mas um breve contato com grupos modernistas o fizeram mudar sua forma de expressão.

Após sua passagem por Madri e como a maioria dos artistas da época, Picasso ganhou notoriedade em Paris, onde se instalou no atelier do pintor espanhol Isidro Nonell.
Em 1904 se mudou definitivamente para a capital francesa, trabalhando no atelier Bateau Lavoir. Este é o ponto de partida de sua 'fase azul' (1901-1904), caracterizada pelo predomínio desta cor junto à representação de personagens esquálidos com expressão trágica.

Entre 1905 e 1906, a 'fase rosa', Picasso mostra uma faceta menos triste em que representa cenas de circos e comediantes, entre outras coisas.

Leia mais: Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário