sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Deleite-se, no prazer do que é simples.


"Tocar alguém é ser sincero com seus sentimentos e com os da outra pessoa."
Começar na vida "adulta" é...
Precocemente iniciarmos um novo estado mais íntimo do nosso corpo, deitamo-nos no universo sexual. Muitos de nós pôde conhecer desde bem cedo, como coleguinhas de escola com seus meados quatorze, quinze anos (ou até menos) contarem suas experiencias sexuais de deixar a boca cair de tão pasmas as histórias. (Não foi só no periodo de descobertas,  ouço em tempos atuais). Eu também ouvi, só que  não era algo que me incentivasse a experienciar as mesmas atitudes, sentia que ia um pouco além do que ouvia. Pensava diversas vezes, porque era "só aquilo", que coisa chata!rs. Acreditava em um poema em todos os momentos da vida, esse então, parecia-me que deveria ser tão especial quanto encontrarmos a cara-metade. Talvez essa forma de pensar seja por ter crescido com pais da época, em que namorar, só com o consentimento dos pais e, os encontros, ser convidada para ir no cinema, tomar sorvete. Bom, meus pais são da década de 38. Logo, isso era bem diferente do que conhecemos hoje. Não podemos comparar, claro. Mas, podemos resgatar um simbólico estado de carinho envolvido em toda situação.

Por outro lado, não foi ruim mas em minha adolescencia tive diversos receios por conta de ter crescido observando as coisas de forma diferente. Ou digamos, mais antigas. Hoje, sou eternamente agradecida.
E aprendendo a cada dia que nos relacionando tanto com um companheiro de forma íntima, ou um amigo, familiar, ou que seja, sendo um envolvimento de sentimentos, nunca saberemos tudo. Sempre devemos estar abertos para vivenciar novos acessos restritos em cada um de nós.

E quando eu disse " poema em todo momento" não me relacionava em dizer que tudo era flores. Pode ser, caliente, sim. E deve. Por que não? Mas a prova de como vai além do hot,  é os detalhes conhecido por todos como, preliminares. Preliminar, uma condição prévia, conforme o dicionário. Pois bem, o que entendemos com isso? Será que, isso mesmo que está pensando, em formato de imagem na sua cabeça. É exatamente o mesmo que a mulher, também vê? Ou poderia ver.(não podemos generalizar)

Um dos motivos de não seguir com as mesmas atitudes 'euforizantes' de jovens sedentas para descobrir aquilo que na tv, na sociedade, se diz tão gostoso. Foi justamente o tal da "preliminar". E lendo um livro chamado Eu me lembro, escrito pelo educador DeRose. A leitura me convidou a tornar mais concreto o fato de que existem diversar maneiras de conhecer um parceiro, ou de se relacionar com mais sutileza com as pessoas as quais gostamos. O livro é um conto poético como aquele que deve ficar na sua cabeceira da cama, para que nos dias de chuva possa deleitar-se com palavras doces e envolventes.

       "vivenciar novos acessos restritos, em cada um de nós"

Por isso e outros mais, aposto no toque, aposto no olhar, aposto no abraço, aposto no beijo, aposto no sorriso, aposto na aproximidade, aposto em oferecer uma flor, aposto em contar uma história, aposto em ligar em um dia qualquer para dizer: Estou com saudades!, aposto em segurar sua mão, aposto em obedecer um impulso voluntário de qualquer sentimento agradável, aposto em contar com uma sincera amizade, aposto em conversarmos mais, aposto em não ter tanto medo de fazer todas essas coisas e te amar com muita sensibilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário