Falamos de espaço como aquilo que preenche uma lacuna no tempo ou o quê? E o que é essa lacuna? Como e com o que ocupa-o?
Na rotina e o convivio com nossos amigos, companheiros de trabalho, familiares, companheiros afetivos, não nos deixamos abalar por esses instantes. E o respeito do espaço de cada um é tão importante quanto seu crescimento pessoal, que na verdade, é fundamento de uma grande evolução. Saber o exato momento para dar uma opinião, saber quando dar uma iniciativa ,sem antes, informar um amigo, parente ou mesmo um companheiro. É algo extremamente considerável para o respeito do espaço. Assim como em cada cultura há seus habitos e costumes, aprendemos com a vida compartilhada com amigos, parentes e outros, a valorizar cada momento desse.
A lacuna:
É como se fosse suas barreiras de proteção. Como um vírus que quer invadir o computador, o anti-virus, o protege. Fica na espreita e quando preciso, reage. Todos os dias as pessoas utilizam seus anti-reagentes para se defender, para se ofuscar ou por singelo desconhecimento. A entender que, espaço é lidar com situações e, estar atento, nas dos outros. Isso é a lacuna.
Por isso, quando vi a matéria em que os pesquisadores ficaram surpresos com a atitude da chinpanzé. Que sem delongas oferecia sua recompensa ao chimpanzé que o acompanhava. Pelo simples fato de compartilhar. Ela percebia a vontade do outro, dava atenção e carinho em dividir a recompensa. Mesmo que este, cuspice água em sua cara.
O simples respeito ao outro.
(continua)...........

Nenhum comentário:
Postar um comentário