SUCO DE UVA
O suco de uva provoca o mesmo efeito sobre o endotélio (camada que forra internamente os vasos sanguíneos) que o vinho tinto, aumentando a dilatação diante de um estímulo. Nessa camada depositam-se as placas de gordura (ateroscleróticas), que comprometem a circulação e são capazes de provocar o infarto do miocárdio. Este efeito foi comprovado pela tese de doutorado da cardiologista e médica assistente do Instituto do Coração (InCor) da Faculdade de Medicina da USP, Silmara Regina Coimbra.
A grande vantagem do suco na proteção contra a aterosclerose é a ausência de álcool, pois agora as pessoas que tomam um cálice de vinho durante as refeições com o objetivo de evitar possíveis problemas no coração pode substituir a bebida por suco de uva, que demonstrou efeito vasodilatador, eliminando os inconvenientes dos efeitos colaterais do álcool.
RISCOS
O estudo da Doutora Silmara foi realizado no InCor com pacientes hipercolesterolêmicos (Com nível elevado de colesterol), sem outros fatores de risco. Segundo a pesquisadora, que é cardiologista, a principal conclusão deste trabalho é que o suco de uva pode proteger o indivíduo contra a doença arterial coronária (DAC) sem os riscos associados ao consumo de álcool, substância responsável por doenças cardíacas.
Antes acreditava-se na ação do vinho tinto na prevenção de doenças do coração, mas sabe-se que os flavonóides do vinho e do suco de uva é que têm poder antioxidante e protegem o coração dos efeitos das gorduras. Na pesquisa a Doutora Silmara concluiu que “a proteção do vinho tinto parece dar-se por outras substâncias que não o álcool”. Ela recomenda a ingestão de um copo (150ml) de suco de uva no almoço e outro no jantar. O vinho é contra-indicado também a pessoas com elevados níveis de pressão arterial e diabéticos e pode produzir efeitos adversos.
* Fonte: Medicina Social de Grupo-Nº 182
* http://www.via6.com/topico/18423/o-remedio-e-o-alcool-ou-a-uva-

Nenhum comentário:
Postar um comentário